segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Jóias em Botafogo

Percorrer o bairro de Botafogo a pé, principalmente a Rua São Clemente, é como dar um passeio pela História do Brasil do século XIX e início do XX. Batizado oficialmente em 1809 por Dom João VI, o bairro ganhou importância econômica quando dona Carlota Joaquina escolheu um terreno próximo à enseada para construir sua mansão. Depois disso, as antigas terras da Fazenda São Clemente receberam dezenas de outros ricos casarões e palacetes. Um luxo que ainda é capaz de encantar.
Com a ajuda do historiador Milton Teixeira, a equipe do GLOBO-Zona Sul foi em busca de alguns dos 176 bens tombados pelo município no bairro e descobriu riquezas como o palacete que pertenceu à família do industrial Severino Pereira da Silva. Com 45 mil metros quadrados de terreno, o local é decorado com lustres de cristais franceses que valem mais de R$ 60 mil cada um, além de ter mármore de Carrara no piso dos corredores e dos banheiros.
Na metade do século XX, Botafogo perdeu algumas dessas construções, conta o historiador. Mas, com o Plano Real e a consequente especulação imobiliária, a consciência de que era preciso preservar seu patrimônio cresceu — o que ajudou a salvar outras tantas.

Ana Carolina GGF

Nenhum comentário:

Postar um comentário